Dúvidas frequentes
Te ajudamos a encontrar algumas respostas
Trabalham com convênios?
Atualmente, apenas a psicóloga Sabrina Barbosa está aceitando pacientes no convênio/plano Bradesco em Joinville.
Qual o valor das sessões?
No geral, uma sessão de psicoterapia tem valores entre R$ 90 a R$ 185 reais por sessão. Se desejar obter mais informações, entre em contato conosco sem compromisso, teremos prazer em ajudar. Você também pode consultar a tabela de honorários dos psicólogos no site do CFP. Por respeito à profissão e ao Conselho Federal de Psicologia, optamos por não divulgar publicamente os valores das sessões nas redes sociais e em sites,
não desejamos fazer autopromoção do nosso trabalho em detrimento de outros profissionais.
Como começo a psicoterapia?
Sempre é importante verificar a atuação do profissional que você procura, verificar a abordagem clínica que melhor atende às suas necessidades e, em seguida, entrar em contato direto com o psicólogo. Após o contato, você receberá mais informações sobre a agenda, os valores e as condições, e poderá marcar ou não uma consulta para iniciar.
Como é a primeira sessão ou primeira consulta?
Muitas pessoas se sentem ansiosas ou nervosas nessa situação, o que é completamente normal, mesmo para aquelas que já passaram por outros profissionais de psicologia clínica. É importante considerar que a primeira consulta será um encontro para conhecer melhor sua busca pela psicoterapia, suas principais queixas e um breve contexto atual sobre você como um todo. Na primeira consulta, os psicólogos também estabelecerão um contrato terapêutico, fornecendo mais detalhes sobre o procedimento de psicoterapia.
Como saber se preciso de um tratamento específico?
É importante levar em consideração vários fatores ao procurar um especialista: seu contexto pessoal, a intensidade dos sintomas ou dificuldades que você enfrenta, o nível de desconforto causado por esses problemas específicos e até mesmo a complexidade de se envolver em um tratamento específico. É comum surgirem dúvidas sobre qual profissional é o mais adequado, porém o aspecto mais importante é encontrar um profissional que te transmita segurança e confiança na relação. Realizar pesquisas e solicitar indicações precisas é recomendado. Se você não sabe por onde começar, sinta-se no direito de nos pedir ajuda para obter indicações e encaminhamentos.
Psicólogos receitam medicamentos?
Não, somente profissionais da área médica estão autorizados a prescrever medicamentos. Os psicólogos que atuam na clínica estão capacitados para tratar os sintomas e atender às necessidades dos pacientes, mas não têm a autoridade para receitar remédios.
Quando sei que é a hora de procurar um psicólogo ou psicoterapia?
Na realidade, não há um momento exato para buscar ajuda, pois é uma decisão pessoal que varia de pessoa para pessoa. No entanto, existem alguns indicadores comuns, tais como: presença de sintomas psicológicos e mentais, dificuldades em diferentes áreas da vida, necessidade de desenvolvimento de habilidades, processo de luto, busca por autoexploração ou autodesenvolvimento, experiência de traumas ou violências, necessidade de orientação profissional, dependência de substâncias, dificuldades de desempenho, mudanças de hábitos e rotina, entre outros.
Leva quanto tempo o tratamento?
Cada paciente possui demandas e necessidades individuais, e cada processo terapêutico é único e diferenciado. A duração do tratamento depende dessas condições, bem como da disponibilidade de energia e engajamento por parte do paciente. Alguns tratamentos podem levar alguns meses, enquanto outros podem se estender por anos. É importante ressaltar que o processo de psicoterapia pertence ao paciente, não ao psicólogo. No entanto, é necessário considerar que um processo terapêutico geralmente vai além de apenas um mês.